banner_dominicanas1 banner_dominicanas2 banner_dominicanas3 banner_dominicanas4 banner_dominicanas5 banner_dominicanas6 banner_dominicanas7

Encontro de Formação Permanente das Irmãs da terceira etapa

  Bendirei ao Senhor toda a minha vida”

O encontro de Formação Permanente das Irmãs da terceira etapa decorreu do dia 23 a 26 de Outubro, na comunidade formadora de Mahotas. (Maputo).

Tinha sido programado a nível da Vigararia e precedido por um longo tempo de estudo e reflexão pessoal, entre outros documentos, do livro de Joan Chittister, “El don de los años”. O objectivo era de partilharmos o fruto desta reflexão e a experiência vivida por cada uma das seis irmãs que vivemos nesta etapa, na nossa jovem Vigararia.

 

No primeiro dia do encontro, ajudou-nos a entrar dentro do tema, a Ir. Susana, moçambicana, Franciscana Hospitaleira. A verdade é que gostamos muito da sua apresentaçao e deixou-nos muito interpeladas, tanto pela partilha sincera e profunda do seu itinerário espiritual nesta etapa da vida, como pelo testemunho da sua própria experiência pessoal. (surpreendeu-nos agradavelmente com a leitura de algumas passagens do seu diário pessoal).

Nos dias seguintes fomos aprofundando o tema central do Encontro: somos uma bênçao de Deus.
Nao é dificil imaginar como foi reconfortante e gratificante pensar que afinal chegar a esta etapa da vida é uma bênçao! E ao mesmo tempo encontrar tantos motivos para confirmar que é mesmo verdade. Por este motivo, surgia espontâneamente em nós do fundo do caraçao, o desejo de ser também bênçao para todas as irmas e para todos aqueles com os quais convivemos.

Dentro da programação vivemos um momento de partilha com as formandas, postulantes e noviças, numa “mesa redonda”. As questões apresentadas pelas jovens iam precisamente ao essencial da vida, por isso foi muito interessante o diálogo, simples e fraterno, em volta do percurso vocacional de cada uma de nós e da experiência vivida. Ficámos todas muito mais enriquecidas, próximas, e felizes da nossa opção missionária.

Na avaliação final só podíamos reconhecer mais uma bênção, que Deus nos concedera viver. Desde o acolhimento desta comunidade, já bem conhecido por todas, até a oportunidade de aprofundar e marcar uma nova referência significativa na nossa caminhada.

Irmãs da Terceira etapa da Vida
Moçambique

Fotogalerias

Casa Provincial
Exposição missionária
Festa padroeiro
Capítulo
Fundadores
Moçambique
Mocambizade
Porto
Retratos de Família
Semana Santa Moçambique