banner_dominicanas1 banner_dominicanas2 banner_dominicanas3 banner_dominicanas4 banner_dominicanas5 banner_dominicanas6 banner_dominicanas7

Maputo Moçambique: Como agradecerei ao Senhor tudo quanto Ele me deu…

Queremos fazer nossas as palavras do salmista, para manifestar a nossa gratidão ao Senhor, por termos sido agraciadas por Ele.

Depois de uma semana de retiro, as irmãs que nos encontramos entre os 35-50 anos (a idade do meio-dia) tivemos o nosso terceiro encontro. Nos últimos 5 anos tivemos 3 encontros: o primeiro sobre a comunicação, em Inhassoro; o segundo em Angola, em fins de 2008; o terceiro em Mahotas, que deu continuidade ao que reflectimos em Angola.

Foram realmente dias muito ricos de reflexão e interiorização. Iniciamos a nossa reflexão deixando - nos desafiar com a parábola da águia. A águia quando chega aos 40 anos, só tem duas opções, ou se renova ou morre, pois as suas asas são muito pesadas, as suas garras muito compridas e o seu bico já não presta para alimentar-se. Como ela, somos convidadas a renovarmo-nos, a mudar todo o velho para recomeçar um novo voo.

No dia seguinte a nossa reflexão foi facilitada pela irmã Ester, Religiosa da Congregação de Filhas da Caridade, que desde a sua experiência nos fez mergulhar na nossa própria realidade, e nos fez perceber o quão rico é este período da nossa vida, a necessidade de tomarmos vida a sério, porque é justamente o momento de gerar vida.

Um dos aspectos salientados pela irmã Ester foi indicar-nos como cada uma de nós tem o seu “Egipto”. É necessário tomar consciência dele e encontrar o caminho para nos libertar. Para a travessia pelo deserto requer-se muita coragem para olhar ao nosso interior e ao mesmo tempo escutar com os ouvidos do coração aquela frase do profeta Isaías que diz: “Eis que te gravei na palma de minha mão…Is. 49,16.”

Estamos gravadas na palma da Mão do Senhor e Ele nos acompanha em todos os momentos da nossa vida.

Terminamos a nossa reflexão fazendo menção de alguns desafios que a missão hoje nos coloca, sonhamos juntas… esperando que esses sonhos um dia se façam realidade.

Com muita amizade e carinho.

As vossas manas da idade do “meio-dia”. Maputo (Moçambique)

Fotogalerias

Bairro 6 de Maio
Casa Provincial
Colégio Flori
Festa padroeiro
Capítulo
Fundadores
Moçambique
Peregrinação Fátima
Porto
Retratos de Família