banner_dominicanas1 banner_dominicanas2 banner_dominicanas3 banner_dominicanas4 banner_dominicanas5 banner_dominicanas6 banner_dominicanas7

Paz Escolar no Jardim Flori

Nos últimos anos, nas escolas, temos assistido ao aumento de situações de conflito entre pares. De igual modo, as brincadeiras e as interações das crianças, no recreio, tendem a ser revestidas de uma maior agressividade e violência.

 

Sendo o conflito inevitável e parte integrante da vida escolar, torna-se importante a promoção e o desenvolvimento de competências nas crianças, que lhes permitam a resolução dos seus conflitos de forma construtiva, positiva e responsável.

Neste sentido, todos os anos, festejamos a Paz Escolar no Jardim Flori. São sempre dias preenchidos com momentos de aprendizagem e de reflexão sobre a paz, desenvolvidos por todos os elementos da comunidade escolar.

Assim, são dinamizadas atividades, junto das crianças, de todos os níveis etários, com o objetivo de promover a paz e propagar a alegria, a compreensão, a comunicação, a convivência, a cooperação, a justiça, a liberdade, o respeito, a sinceridade e a tolerância.

Exploramos histórias, ilustrações, filmes, jogos, entre muitas outras atividades, desencadeando momentos de partilha de experiências e de opiniões e dotando as crianças de estratégias e de ferramentas para a resolução dos seus conflitos.

Por vezes, contamos com o precioso contributo de outros profissionais da área da saúde e da educação, que nos presenteiam com ensinamentos sobre a importância da paz no bem-estar físico e psicológico.

Aos adultos da nossa comunidade escolar, reconhece-se o papel ativo de ajudar as crianças a reconhecer e a gerir as suas emoções, bem como de participar na construção da sua inteligência emocional e do seu crescimento pessoal, fazendo do nosso colégio um espaço relacional de paz.

Para todos, este desafio tem sido muito gratificante e enriquecedor. No Jardim Flori daremos continuidade a este projeto, e contando com a colaboração e o envolvimento de toda a comunidade escolar, procuraremos sempre melhorar e inovar.

Atualmente, participar na Educação das crianças traduz-se num grande desafio para as Escolas. Educar as crianças para uma participação plena na sociedade constitui um desafio ainda maior para as Escolas.

Caminhamos para uma fase de mudança nas práticas da educação, nomeadamente através da promoção de aprendizagens e de conhecimentos partilhados, realizados com a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento do empreendedorismo social nas crianças.

No Jardim Flori, desejamos criar uma comunidade de crianças empreendedoras, onde as ideias disseminadas, os sonhos identificados, as atitudes assumidas, os valores interiorizados e as ações concretizadas serão a expressão da otimização dos talentos individuais e da resposta a necessidades coletivas.

Deste modo, acreditamos que estaremos a contribuir para que nas novas gerações, as pessoas sejam mais felizes, realizadas e bem sucedidas pessoal (autoconhecimento, autoestima, autorrealização), social (empatia, assertividade, suporte social) e profissionalmente (criatividade, cooperação, liderança).

Ana Filipa Laúndes

(psicóloga do Jardim Flori)

Fotogalerias

Bairro 6 de Maio
Colégio Flori
Exposição missionária
Festa padroeiro
Capítulo
Fundadores
Mocambizade
Peregrinação Fátima
Retratos de Família
Semana Santa Moçambique